Udesc abre inscrições para curso de especialização em Arte no Campo

Com o objetivo de formar profissionais capacitados para ampliar a inserção da arte na vida dos assentamentos rurais da reforma agrária, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lança o curso de especialização em Arte no Campo, com previsão de início em junho deste ano e encerramento em dezembro de 2014. O curso de pós-graduação lato sensu está com inscrições abertas até o dia 14 de maio e será realizado em parte no Centro de Artes (Ceart) e em parte em um assentamento rural no Oeste de Santa Catarina.

Serão oferecidas 50 vagas, sendo 35 para professores e outros candidatos com nível superior completo que vivem e/ou atuam em assentamentos da reforma agrária, e 15 para egressos de cursos de artes, que tenham tido prática de  ensino, pesquisa e/ou extensão em assentamentos da reforma agrária. A proposta de pesquisa e ensino deverá promover espaços de reflexão sobre a realidade vivida pelas pessoas no campo.

Serão identificadas alternativas para a superação de problemas e para a ampliação das alternativas culturais, a fim de contribuir para a qualidade de vida no campo. Outra oportunidade que o curso traz é a integração entre as linguagens artísticas, incluindo professores de quatro diferentes departamentos do Centro de Artes que têm a proposta de trabalhar de forma integrada. A especialização terá os seguintes eixos norteadores: arte na escola, arte na comunidade, práticas teatrais, práticas musicais e práticas de artes visuais.

O curso está previsto para acontecer em 10 módulos de 45 horas cada, no tempo escola, e 80 horas previstas para o tempo comunidade. Cada módulo será realizado entre quarta-feira e sábado, e as aulas serão realizadas em dois locais: no Centro de Artes da Udesc, em Florianópolis, e no Assentamento José Maria,em Abelardo Luz, na região oeste de Santa Catarina.

A especialização em Arte no Campo visa atender a demanda por uma formação em artes em assentamentos da reforma agrária na região Sul do Brasil. O projeto foi aprovado no edital de Apoio a Projetos de Pesquisa / Chamada CNPq/MDA/-INCRA nº 26/2012, e contará com bolsas do CNPq para os acadêmicos do curso que preencherem os requisitos do edital.

Interessados devem inscrever-se até o dia 14 de maio na secretaria de Pós-Graduação do Ceart, de segunda a sexta, das 13h30 às 18h30 com a servidora Hellen Camassola, ou pelo Corrreio, com envio de toda documentação por SEDEX conforme especificado no edital.

Confira o edital completo.
Confira o site do Curso de Especialização em Arte no Campo
Mais informações pelo telefone (48) 3321-8319 ou pelo email especializacaoemartenocampo@gmail.com